Sobre o Café Arábica
Originário da Etiópia e cultivado pelo mundo todo, o arábica foi uma das primeiras espécies de café a ser produzida. Este nome, “arábica”, se deve muito provavelmente ao fato da Arábia ter sido responsável pela propagação da cultura do café.
O Arábica se caracteriza por produzir cafés mais finos e requintados. São plantados a altitudes superiores a 800 m, consideradas idáias para a produção de cafés de qualidade superior. Seu aroma é intenso e os sabores são bastante variados, bem como níveis de corpo e acidez.
Esse tipo de café costuma passar por cuidados minuciosos desde a lavoura até o ensacamento. Isso resulta num café com notas complexas e maior valor de mercado. No Brasil, a produção de arábica está centralizada em Minas Gerais, São Paulo, Paraná e Bahia; o Espírito Santo, embora também produza arábica em menor quantidade, acompanha Rondônia como produtor do café robusta.
Sobre o Café Conilon
A planta do café conilon é mais resistente e tem um resultado de produção mais efetivo quando comparada com a planta do arábica. Essa, por sua vez, é menor, tem as folhas mais lisas e um cultivo que requer uma maior atenção no campo.